Andre

EXERCÍCIO 1
Defina o que é Mídia. E Multimídia.
Mídia é todo meio que usamos para transmitir informação e multimídia e junção de transmissão de informação que convergi a um aparelho que domina varias tecnologia já criadas.
Defina o que é Convergência de Mídias.
Vários canais de comunicação audiovisual e de texto em um dispositivo.
Defina o que é Convergência Tecnológica
A informações, aplicações e serviços, os quais requeriam originalmente equipamentos diferentes para funcionamento são configuradas em um aparelho construido com estrutura tecnologica suficientes para funcionar os canais de comunicação, protocolo e padrões e apresentar em uma tela.
Responda ao seuinte questionário:
Você usa celular diariamente?
a) Sim ( X)
b) Não
Quais os recursos e ferramentas de seu aparelho celular você utiliza?
a) Maquina fotográfica (X)
b) Sons e tons (X)
c) Jogos (X)
d) Relógio (X)
e) Outros. Quais?_wi-fi, Bluetooth, rádio, internet, calculadora, gravador de voz, gps .
Você utiliza mensagens de texto mais especificamente para qual finalidade?
a) Desejar feliz aniversário(sim)
b) Combinar local e horário com amigos para sair. (sim).
c) Lembretes (estou chegando, vou me atrasar…) (sim)
d) Participar de programas de TV.(não)
e) Outros. Qual? Marcar encontros
O que tem mais dificuldade para utilizar no celular?
a) Jogos (um pouco)
b) Internet. (fácil)
c) Enviar mensagens instantâneas (torpedo) ..(fácil)
d) Outro. Qual?
O que acha da utilização do celular na educação?
a) Acha interessante, mas nunca ouviu falar
b) É uma inovação e acredita que possa contribuir, mas mais futuramente (X)
c) Seria muito bom poder experimentar
d) Não acredita que possa trazer benefícios para a educação
e) Acredita que nessa modalidade, o celular não pode ser útil
Refletindo:
Ao usar referências de outros autores encontradas na Internet na elaboração de materiais para distribuir entre seus alunos como de apoio às suas aulas você se preocupa com a questão dos direitos autorais? Sim.
Você analisa com seus alunos o respeito aos direitos autorais? Sempre
Você acha que o direito de propriedade tolhe a criatividade? Não. Força surgir algo novo.
Você acha que o direito à informação e à educação deveria se sobrepor ao direito de propriedade? Não se deixamos de valorizar o autor desestimulamos a produção criativas, pois sem recompensa o homem não tem motivação.
Diante das potencialidades das mídias e das facilidades para se produzir textos, vídeos, narrativas, imagens etc. Você estimula no aluno a autoria a partir das tecnologias digitais?
Sim mas devemos direcionar, pois existe muito lixo que desvia do conteúdo alvo
Essas facilidades auxiliam o aluno a empreender a autoria ou apesar delas, o aluno ainda prefere a postura passiva da educação bancária? Auxiliam o aluno a empreender a autoria e influencia na sua formação educacional.
Você já criou ou postou comentários em Blogs ou fotoblogs?
Sim
Você já tomou parte no jornalismo participativo enviando alguma notícia de sua própria autoria a um provedor de conteúdo e acesso à Internet?
Não
Você já colocou algum vídeo no You Tube?
Não
Costuma ler notícias, ouvir programas de rádio ou assistir a vídeos feitos por receptores como você?
Sim, frequentemente
Como você percebeu seu papel em cada uma dessas situações?
Eu analiso e debatendo com outros.
• Acesse o Portal do Professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
• Clique no link Interação e Comunicação.
• Localize o item Blog.
• Navegue pelos exemplos apresentados ou busque novas referências.
• Analise uma experiência, identifique o aspecto que mais lhe chamou a atenção.
Dos vários blogs acessados através do Portal, utilizados a serviço da educação gostei de alguns, especialmente os voltados a minha área de atuação. Tenho um blog também, ainda em formação e carente de implementos. Postei algumas de minhas atividades desenvolvidas no curso de Mídias na Educação e está a disposição para ser visualizado por todos no seguinte endereço: http://rodriguesrosab.blogspot.com.br/2012/06/leitura-reflexao-e-discussao-sobre.html.
Eu como professor utilizo também como continuação da aula, deixando que a comunicação entre os alunos continue além dos muros da sala de aula e da escola. Ainda pretendo chegar a um nível de comunicação bem sedimentado isso depende dos meus alunos acessarem e interagir com atitude.
Falamos até agora da aprendizagem com mobilidade e do potencial de uso dos dispositivos móveis para gerar processos educacionais mais direcionados à autoria, à produção, à interação e ao compartilhamento do conhecimento em rede.
Muitos de nossos alunos já se comunicam diretamente por meio de serviços de mensagens via celular. Alguns, também, já experimentaram ferramentas de mensagens instantâneas (MSN, por exemplo). Sabemos que são ativos participantes desse processo de comunicação. Eu ando experimentando as ferramentas de comunicação instantânea para que grupos de alunos interajam a partir de temas de estudo propostos criei uma pagina no Facebook onde posto trabalhos e imagens para comentários dos alunos e da comunidade.
Você considera possível levar esse modelo à realidade de sua prática pedagógica? Tem interesse em compartilhar sua experiência sobre o assunto ou conhecer as experiências de colegas que navegam por esses mares?
Não apenas considero possível levar esse modelo à minha práxis como entendo ser impossível permanecer à margem das discussões e inserções no ambiente educacional dessa interação. Portanto, tenho todo o interesse em compartilhar experiências inerentes.
Um exemplo de uso de dispositivos móveis na educação é o projeto OLPC (One Laptop Per Children), que prevê o uso de um computador portátil por criança para provocar mudanças no processo de ensino e aprendizagem.
Para Nicholas Negroponte, com as crianças usando computadores ao mesmo tempo, será inconcebível que a educação seja igual à educação do passado. Existirão novas formas de aprendizagem, e cabe a nós, professores, reinventar o futuro.
Com o desafio de propiciar a inclusão social por meio da inclusão digital, o Brasil, no esteio do projeto OLPC, está caminhando no desenvolvimento de pesquisas com vistas ao uso de dispositivos móveis na educação, por meio do Projeto UCA – Um Computador por Aluno nas escolas públicas.
O uso de tecnologias móveis nas mãos de alunos, professores e gestores, para uso na sala de aula, em diferentes espaços da escola e fora de seus muros, abre um novo cenário e instiga a comunidade acadêmica a analisar as possibilidades e as implicações pedagógicas desse uso e, consequentemente, as novas demandas de formação de educadores e da comunidade escolar.
Na perspectiva da mobilidade, os estudantes podem fazer uso dos computadores conectados à Internet, não apenas em laboratórios de informática com acesso uma ou duas vezes por semana, mas também nas salas de aula, em museus, parques, em estudos de meio e em casa. O computador estará à mão para uso no momento que se mostrar adequado, e não apenas em um dia e horário previamente agendado para uso do computador no laboratório de informática.
Que contribuições a mobilidade dos computadores portáteis poderá trazer à aprendizagem dos alunos?
Maior facilidade e agilidade nas pesquisas e tarefas escolares bem como maior interação e comunicação entre os alunos.
O que seria para você uma escola virtualizada? Aquela que se volta às possibilidades de formar redes e gerar colaboração a partir das potencialidades da convergência tecnológica?
Uma escola virtualizada é aquela que trabalha as mídias de forma interligada no processo ensino aprendizagem, norteadas por politicas educacionais de projetos que disponibilize tecnologias moveis suficientes para dinamizar as potencialidades das convergências das diversas mídias presente no seu meio.
Considere a mobilidade e a ubiquidade e analise como seria um uso ético da virtualização da escola.
É notório que a convergência das mídias e dos dispositivos móveis contribuirá para o crescimento da aprendizagem com mobilidade. O uso de tecnologias móveis nas mãos de alunos, professores e gestores, para uso na sala de aula, em diferentes espaços da escola e fora de seus muros, abre um novo cenário e instiga a comunidade acadêmica a analisar as possibilidades e as implicações pedagógicas desse uso e, consequentemente, as novas demandas de formação de educadores e da comunidade escolar.
Por tanto a ubiquidade traz para a escola uma responsabilidade bem maior com a formação ética de seus educandos, para o respeito devido ao lidar com produções de outros autores e a responsabilidade ao postar na internet, sempre identificando a autoria e prezando a estética e o conhecimento da LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, que enfatiza o Art. 108. Quem, na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de indicar ou de anunciar, como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor e do intérprete, além de responder por danos morais, está obrigado a divulgar-lhes a identidade da seguinte forma:
I - tratando-se de empresa de radiodifusão, no mesmo horário em que tiver ocorrido a infração, por três dias consecutivos;
II - tratando-se de publicação gráfica ou fonográfica, mediante inclusão de errata nos exemplares ainda não distribuídos, sem prejuízo de comunicação, com destaque, por três vezes consecutivas em jornal de grande circulação, dos domicílios do autor, do intérprete e do editor ou produtor;
III - tratando-se de outra forma de utilização, por intermédio da imprensa, na forma a que se refere o inciso anterior.

25/01/2014

A atividade deve ser feita individualmente. Conte-nos qual sua experiência no uso de diferentes materiais e equipamentos para imprimir cartazes, materiais didáticos entre outros pertencentes à sua comunidade escolar, e utilizados pelos professores, funcionários e alunos.

Elabore um pequeno texto (uma página) utilizando um processador de textos de sua preferência.

O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade: nome do cursista-ativ4.

Por exemplo, nome do cursista: Paulo Andrade de Oliveira. O nome do arquivo nesta atividade deverá ser: pao-ativ4.rtf.

1. Responda as perguntas:

1. Ao examinar um cartaz ou uma página na Internet, para onde seus olhos se dirigem em primeiro lugar?
2. Qual é o caminho que eles fazem?
3. Onde termina a leitura?
4. Após a leitura para onde os seus olhos vão?

2. Observe as imagens abaixo e responda as perguntas:
compImage.jpg

1. Qual das duas imagens (Estado de São Paulo e How to make….) recorre melhor ao princípio do alinhamento para organizar a informação? Por que?

2. Quais são as suas sugestões para melhor organizar o layout da imagem do site How to make….?

3. Considerando que o princípio da repetição dá unidade à informação ao mesmo tempo em que traz maior interesse visual, leia uma revista ou observando no seu layout o princípio da repetição.

Como fazer:

Você deverá responder as perguntas e publicá-las.

Faça a releitura dos conceitos sobre proximidade, alinhamento e repetição da etapa 2 para subsidiar seu trabalho.

4. Faça as seguintes pesquisas na rede Internet:

Nome dos principais programas que estão sendo utilizados pelos designers.
Quais as principais ferramentas que auxiliam a criação e o planejamento gráfico de um cartaz, por exemplo?

5 - Análise

O que dizem os especialistas? Quais as limitações e as potencialidades das novas ferramentas?
Quais as críticas? Quais as propostas inovadoras?
Quais as oportunidades de uso em educação?
Pode promover a modernização ou mudança no uso de recursos para a educação?

27/01/2014

Quais são os elementos básicos da multimídia?

Qual a diferença entre texto e hipertexto? Quando utilizar um ou outro para fins educacionais?
Qual a diferença entre formatos de imagens bitmap e vetorial?
Quando usar uma ou outra?
Quais os tipos de formato de arquivos digitais de som que voce conhece?
Fale sobre a diferença entre entre eles. E quando utilizar um ou outro?
Quais os tipos de formatos de vídeos digitais que voce conhece?
Quando utilizar um ou outro formato de vídeo. Comente.

Crie um blog e coloque o link em sua página.
http://biologiadepalmas.blogspot.com.br/