Atividades

Planilha de atividades - google docs

- Elaboração de um sumário executivo para o projeto ÉPRAJÁ

Passos iniciais para a criação do projeto de Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO):

1ª fase

- Levantamento dos usuários (gerentes de projetos, setores que iniciam, planejam, executam, monitoram e finalizam projetos) do PMO da Seplan.

- Entrevista com usuários (elaborar questionário): estrutura organizacional (funcional, matricial, projetizada), processos, normas, regulamentos, padrões, cultura, políticas, ética, infra-estrutura, instalações, equipamentos, recursos humanos (habilidades, horário de trabalho), controle de fluxos de trabalho (autorizações), levantamento de riscos, partes interessadas, clima político, canais de comunicação, sistemas de informação integrados (ou com possibilidade de integração).

- Levantamento de projetos e programas com possibilidade de serem contemplados pelo PMO.

- Alinhamento estratégico do PPA com programas e projetos.

2ª fase

- execução dos passos da primeira fase para as Secretarias do Estado contempladas pelo PMO.

Algumas questões para nosso questionário
Todas as questões referem-se ao escopo de trabalho somente com gerenciamento de projetos.

Culturais

Voces usam alguma ferramenta para o gerenciamento de projetos?
Voces costumam utilizar plataforma Windows ou Linux?
Voces utilizam o office para os trabalhos de gerenciamento de projetos?
Qual é o navegador Web que voces utilizam?
Voce trabalha em casa via Internet? Em horário normal ou fora do expediente?
Os trabalhos de gerenciamento de projetos são feitos em grupo ou individualmente?
Voce acredita que haja necessidade de um software de gerenciamento de projetos para ajudar na execução de seus trabalhos?
Qual a sua receptividade para novas tecnologias? smartphone, gps, videoconference, etc?
Voces utilizam alguma norma, padrão, regulamento ou políticas para o desenvolvimento de seus trabalhos?
Como são feitas as cobranças para realização das atividades? (de voce para os subalternos, e dos superiores à você)? Passa email, telefona, conversa pessoalmente, corta o ponto, dá advertência,…?
Voce consegue perceber o processo de gerenciamento de projetos como um todo, entendendo sua parte de contribuição neste contexto?

Recursos Humanos

Quais as habilidades necessárias para cumprir as tarefas de gerenciamento de projetos?
Qual a sua formação? Voce considera ter as habilidades necessárias para seu trabalho?
Há pessoal suficiente para a realização dos trabalhos de gerenciamento de projetos?

Meios de Comunicação

Quais os meios de comunicação que voce utiliza para realizar suas tarefas de gerenciamento de projetos?
As comunicações são somente internas a secretaria ou também são externas?

Infra-estrutura, Instalações, Equipamentos

Como voce percebe seu ambiente tecnológico de trabalho? Funciona corretamente, atende as expectativas? ótimo, bom, ruim, péssimo.
Sistema Operacional instalado?

Processos

Há um sincronismo na execução das tarefas? Quem coordena isso?
Mapear os fluxos de tarefas. Mapear também os riscos.

Sistemas de Informação Integrados

Quais sistemas de informação estão integrados com o gerenciamento de projetos?
Quais sistemas podem vir a ter uma integração?

Avaliação dos Softwares de Gerenciamento de Projetos
- JExperts
- Plano

Projeto para treinamento/capacitação da subsecretaria