História da Tecnologia Educacional

Vídeo sobre A História da Tecnologia na Educação

Hist%C3%B3ria%20da%20Tecnologia%20Educacional.pdf
  1. Vamos iniciar olhando as tecnologias educacionais no tempo.
  2. Vamos falar sobre a história da tecnologia educacional, essa é uma tarefa difícil.
  3. Podemos começar com o papel. O papel foi uma das tecnologias de ensino originais. Na verdade, ela foi vanguarda na época, mudando realmente a nossa forma de ensinar e aprender.
  4. A imprensa foi uma grande tecnologia educacional. Antes do seu aparecimento, a maioria das aulas envolviam uma pessoa lendo um livro em voz alta, e as outras pessoas escrevendo-o. Agora, você pode lê-lo por conta própria e fazer uma discussão sobre o texto. Isto criou o que podemos pensar hoje como uma reviravolta na sala de aula.
  5. Mas sempre houveram críticos, mesmo de coisas assim como estas. Platão, por exemplo, disse que a mudança do discurso falado para a palavra escrita deixaria os estudantes desrespeitosos e seria pouco profunda, porque eles não estariam usando suas memórias.
  6. Então, basicamente, tudo que é velho passa a ser novo outra vez. Trazer a tecnologia para a educação sempre foi um pouco controverso porque ela muda a maneira como aprendemos de duas grandes formas: conteúdo e procedimento.
  7. Então tecnologias educacionais sempre mudam a forma que acessamos o conteúdo, deixando-o mais fácil, mais barato, mais rápido para termos a informação em mãos.
  8. Mas também pode alterar o procedimento de aprendizagem, muitas vezes, nos permitindo fazer coisas que não poderíamos fazer de outra forma. Ou, mudar a nossa forma de praticar e aprender novas habilidades.
  9. Praticamente, toda a tecnologia cairá em uma, ou ambas, destas categorias. Então, a mídia impressa, que é conteúdo. Quadros negros, que é procedimento, professores podem demonstrar coisas na frente de toda a turma. Retroprojetores seriam procedimento também. Tiras de filme, televisão, coisas assim, seriam conteúdo. Algo como réguas de cálculo ou calculadoras, seriam procedimento. Poderíamos colocar o ábaco também nessa lista.
  10. Bem, e os computadores? Definitivamente computadores são uma tecnologia, e isso afeta conteúdo e procedimento. O que a maioria das pessoas provavelmente pensam como tecnologia educacional é como usar computadores em salas de aula. Mas, computadores são realmente apenas uma tecnologia educacional.
  11. Bom, mas visto que esta tecnologia é uma enorme virada de jogo, vamos tratar esta era do computador como nosso tópico. Vamos falar sobre quatro áreas distintas da computação em sala de aula. A introdução de PCs, edutainment e CD-ROMs, internet e dispositivos móveis.
  12. Computadores começaram a encontrar seu caminho em salas de aula do ensino básico, nos anos 1970-80. Mas, começaram realmente a decolar na década de 1980-90, quando o preço dos PCs se tornaram mais acessíveis.
  13. Mas, se houveram computadores em sala de aula, eles geralmente não eram suficientes para todos, e os alunos tinham que compartilhar ou trabalhar em conjunto.
  14. Assim, se um professor quisesse ter uma experiência tecnológica de um-para-um, eles tinham que se inscrever em um laboratório de informática com antecedência. Processamento avançado, gráficos, e acesso à Internet estavam muito longe neste momento.
  15. Nessa época, as pessoas aprendiam a digitar ou usar linguagens de programação como Logo. À medida que se mudou o poder de processamento e os gráficos, jogos educativos tornaram-se populares tanto dentro como fora da sala de aula.
  16. Também começaram a ser criados jogos que não eram primariamente concebidos como ferramentas educacionais, mas que exigiam resolução de problemas e habilidades analíticas como Sim City, Myst, e Civilization.
  17. Nessa época, apareceram também um monte de CD-ROMs educacionais. Alguns eram apenas enciclopédias digitais, outros suplementos fornecidos, para serem utilizados como manuais, ou fornecer uma visão interativa de sistemas complexos, como anatomia humana.
  18. Muitas destas informações eram apresentadas de uma forma bastante passiva. Embora alguns foram utilizados para tutoriais interativos de indivíduos, como língua estrangeira, que se beneficiavam da plataforma multimídia.
  19. A chegada da era da internet praticamente matou a era dos CD-ROMs. Logo, que tudo estava disponível on-line, não havia razão para comprar discos.
  20. Enquanto a pesquisa tornava-se muito mais fácil para os alunos, eles também tiveram que aprender a discriminar entre boas fontes e as não tão boas assim.
  21. Da mesma forma, os professores foram capazes de chegar aos seus pares de educadores em realmente novas formas de acessar recursos gratuitos, mas tendo que separar o joio do trigo.
  22. A combinação de internet, e o valor crescente da produção de jogos comerciais, forçou uma grande parte dos desenvolvedores de jogos educativos para fora do mercado.
  23. Na década de 2000, computadores menores tornaram-se mais acessíveis, o Wi-Fi começou a se espalhar, e tudo ficou abalado mais uma vez. A ideia de um laptop por aluno começou a se espalhar, com alguns distritos escolares provendo laptops a todos os seus alunos.
  24. E, em alguns distritos escolares, eles são mesmo experimentados como "traga seu próprio dispositivo", onde os alunos trazem seus próprios telefones tablets para a sala de aula.
  25. Bem, tivemos muitas tecnologias que afetaram a educação ao longo da história. E cada uma teve algum impacto, grande ou pequeno, mas observável. Elas mudaram a nossa forma de acesso à informação, e a maneira como aprendemos e praticamos habilidades e corpos de conhecimento.
  26. E, como as capacidades dos computadores evoluem, e a tecnologia se torna mais barata, as ferramentas disponíveis para nós também mudam em conformidade. Este curso em si é parte de um novo movimento na tecnologia educacional que estamos apenas começando a explorar.