Considerações na Compra de Software/Hardware
Considera%C3%A7%C3%B5es%20na%20Compra%20de%20Software.pdf
  1. Ao se tomar decisões sobre compra de hardware ou software, há várias questões diferentes que precisam ser levadas em consideração. Assim, por exemplo: O Hardware. Por que estamos comprando o hardware? Existe algo específico com o hardware que tenha de ocorrer com um dispositivo em particular? Estamos buscando câmeras? Estamos à procura de um determinado sistema operacional? Estamos à procura de um trackpad que faz algo específico?
  2. Precisamos pensar sobre o currículo e deixar a unidade curricular dar a direção de qualquer tipo de hardware que precisamos comprar. É importante também conversar com os líderes do distrito, perguntando: Quais os tipos de tecnologia que você precisa? Que tipos de hardware podemos comprar para apoiar isso? Sempre considerando o preço.
  3. Devemos pensar especificamente sobre o propósito da compra e tentar descobrir como esse hardware vai ser utilizado por professores e alunos.
  4. Quantos dispositivos estamos procurando comprar? Estamos buscando tecnologia 1-1? Estamos buscando algo para todas as salas de aula? Está bem comprar algo que seja compartilhado? É bom ter certeza que não teremos dispositivos só para ficar parado dentro da sala. Esse seria o pior cenário possível. Comprar hardware e não utilizar porque ele não encaixa com o propósito do currículo, e com o que professores e alunos estão tentando fazer em sala de aula. Adquirir hardware é apenas saber sobre o currículo, saber o que precisa ser ensinado, o que precisa ser aprendido. Conhecer os dispositivos que estão lá fora, e fazer uma decisão acertada com base em todos os fatores.
  5. Em princípio, para o software, é o mesmo tipo de decisão que deve ser feita. Quais os tipos de ferramentas que estamos buscando para complementar a sala de aula? Estamos nos certificando de que temos aplicativos ou software que precisa ser comprado, ou que se adapte a todas as necessidades que temos? Existe algum software que é apenas um aplicativo que deve ser adquirido? É de graça? É algo que nós temos que obter permissão dos pais quando consultamos as políticas de privacidade?
  6. Portanto, há um monte de decisões diferentes que devem ser feitas em torno do software, para se certificar de que ele também funciona com o hardware que está comprando.
  7. Precisamos verificar as políticas de privacidade, verificando como as diferentes empresas de tecnologia educacional estão usando os dados que eles coletam sobre os alunos. Há sempre questões de privacidade em torno dos estudantes com idade inferior a 13 anos. É bom se certificar também se esses dados não estão sendo revendidos, ou se os dados sãos inseguros contra hackers ou outra pessoa que poderia botar as mãos sobre ele. As empresas devem assegurar que fazem backup dos dados e que mantém a privacidade dos alunos no seu uso.
  8. Só precisamos nos certificar de que o software se alinha com o que o distrito tem em mente para proteger os estudantes. Também precisamos nos certificar de que os professores estão conscientes que diferentes empresas fazem coisas diferentes com os dados, informando, neste caso, sobre como isso poderia ser potencialmente uma situação que não seja benéfica aos seus alunos.
  9. Algumas empresas são mais sensíveis ao fato de trabalharem com alunos. Algumas empresas têm produtos fabricados exatamente para uso em sala de aula ou ambiente escolar. Outras fornecem apenas produtos que funcionam bem em sala de aula.
  10. Assim, algumas empresas não pensam necessariamente sobre um público mais jovem. Por isso, é necessário estar consciente sobre isso quando escolhemos nossas ferramentas.