Passos para a Avaliação de Tecnologia Educacional
  1. Passos para avaliar o valor da tecnologia educacional
  2. A tecnologia educacional tem o potencial para ser uma ferramenta poderosa na melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos. Ela pode ajudar os educadores a ampliar os horizontes dos alunos e permitir que eles explorem os limites de sua liberdade. Pode agregar valor à aula de cada professor e dar maior profundidade ao currículo de cada escola. No entanto, a fim de utilizar a tecnologia educacional para o seu potencial máximo, os educadores devem tomar medidas para avaliar o valor da tecnologia educacional em suas escolas. Abaixo está uma orientação passo a passo para que as escolas possam avaliar o valor da tecnologia educacional como usado em suas instituições de aprendizagem.
  3. Estabelecendo objetivos
    1. A primeira coisa que os educadores devem fazer é definir metas para cada programa. O que você pretende alcançar usando uma determinada tecnologia? Você planeja aumentar as taxas de alfabetização de seus alunos ou você está buscando uma maior participação inter-classe? Você está fazendo uso desta tecnologia para atingir um número maior de alunos ou você está apontando para uma abordagem específica e direcionada para grupos de alunos? Depois de decidir qual é o seu objetivo como educador, você começa a formular metas específicas pelas quais você vai medir a eficácia da tecnologia que está sendo implementada. Você desenvolve e identifica métricas que serão pertinentes na avaliação da eficácia de certas tecnologias. Você define uma série de critérios e padrões pelos quais você classificará o desempenho de seus alunos.
  4. Prepare-se para contrastar informações de antes e depois do uso da tecnologia
    1. Você deve ter uma linha de base pela qual você pode comparar seus resultados. Estabelecer uma linha de base a partir da qual você pode avaliar se houve melhora ou não é importante. A linha de base pode ser uma média ou um número específico. Tudo depende do tipo de dados que você estará comparando. Se os dados forem mais subjetivos do que objetivos, encontre uma maneira de tornar os dados objetivos. Por exemplo, se você está tentando comparar o comportamento dos alunos antes e depois, pode ser melhor alvejar comportamentos observáveis ​​e quantificáveis ​​dos alunos, como o número de vezes que eles faltaram a escola ou o número de organizações às quais eles se juntaram.
  5. Coletar e analisar os dados
    1. Depois de definir suas metas e desenvolver suas rubricas, você deve começar a coletar dados para análise futura. É importante que você tente ser tão empírico na sua coleta de dados quanto possível. Use pesquisas, perguntas de teste, notas de alunos e observação em sala de aula para construir seu caso. A coleta de dados e a elaboração de relatórios meticulosos são importantes. Você não pode prosseguir com uma análise precisa se seus dados estiverem incompletos ou incorretos. Defina um limite de tempo para sua coleta de dados. Uma vez que o limite de tempo esteja definido, agrupe todos os dados e comece a analisar.
    2. A análise de dados deve incluir não apenas a interpretação de fatores numéricos, mas também a interpretação de fatores comportamentais. Deve apresentar todos os dados coletados e observados em forma numérica para permitir a pontuação.
  6. Usando rubricas, dê uma pontuação para cada objetivo definido
    1. Depois de concluir a análise de dados, dê uma pontuação para cada meta definida usando as rubricas que você desenvolveu. Houve uma taxa de sucesso de 90% usando essa tecnologia certa para atingir esse objetivo? Mais alunos obtiveram notas mais altas como resultado? Se o seu objetivo era aumentar o número de graduados de sua escola na aprovação de exames de bordo, você foi capaz de alcançá-lo? Se o seu objetivo envolveu mudança de comportamentos, qual foi o seu sucesso quando comparado com a linha de base registrada antes da implementação da tecnologia?
    2. Sempre deve haver uma pontuação anexada a cada objetivo. Quando tiver terminado, apresentar suas conclusões e recomendações para a comissão escolar em um relatório final. Em seguida, publicar essas conclusões para avaliação da disciplina.