Tecnologia Educacional Eficaz
Tecnologia%20Educacional%20Eficaz.pdf
  1. Então, por onde começar, se quisermos implementar tecnologia educacional em sala de aula?
  2. A primeira pergunta é:
    1. Quais são suas metas de aprendizagem para seus alunos? O que é que você quer que eles sejam capazes de fazer? No final de um semestre? No final de um ano?
  3. Esse é o primeiro passo, ao invés de:
    1. Qual é o novo aplicativo que eu posso usar? Ou qual é a nova ferramenta que eu posso jogar?
  4. Apesar de jogar e tentar coisas novas poder ser importante, mas, realmente, a primeira questão, a mais importante pergunta para começar é, o que é que você está tentando aprender?
  5. Assim, um bom lugar para pensar em usar tecnologia educacional nas salas de aula constitui na intersecção de três idéias.
    1. A primeira é o que você está tentando ensinar e fazer seus alunos aprenderem deve ser importante.
    2. A segunda é que deve ser difícil de ensinar. Então, quando professores pensam em incorporar tecnologia, eles precisam pensar se tem alguma unidade ou lição ou parte do seu currículo está sendo trabalhado de forma extremamente eficaz, esse não é o lugar para começar.
    3. A terceira é que o lugar para começar a integrar tecnologia é nas partes do seu currículo que você não está satisfeito ou que você não está vendo os estudantes obterem os resultados esperados da aprendizagem, aquele crescimento que você estava esperando.
  6. Portanto, há a ideia de que um alvo de dificuldade faça o cruzamento: da aprendizagem que é realmente importante, da dificuldade de aprender, e do lugar onde a tecnologia pode oferecer algum tipo de alavancagem. Onde essas três coisas se convergem, chamamos isso de um alvo de dificuldade.
  7. Podemos realmente pensar esse como um lugar que vale a pena começar a pensar sobre a integração de tecnologia. Se você vai nas salas de aula que têm sido mais bem sucedidas na incorporação da tecnologia de forma significativa, você deve notar algumas coisas.
    1. Primeiro, os professores mantêm um olho muito perto sobre o que vale a pena aprender, e, segundo, procuram saber como os alunos estão aprendendo.
    2. Portanto, há um verdadeiro foco nos objetivos de aprendizagem. E, há, também, um verdadeiro foco na avaliação contínua, formativa.
    3. Um terceiro ponto é que em alguns desses lugares mais interessantes, muitas vezes esses objetivos de aprendizagem são realmente ambiciosos. Eles são mais ambiciosos do que o que teria sido imaginável sem tecnologia. Então, em vez de dizer, vamos tentar ajudar os nossos alunos a comunicar de forma eficaz, podemos dizer, vamos fazer nossos alunos comunicar eficazmente para uma audiência global e uma audiência autêntica em torno das questões que as pessoas estão realmente lendo e aprender sobre questões que as pessoas realmente estão se preocupando.
    4. Um quarto ponto importante é haver uma verdadeira parceria entre professores e alunos. Muitas vezes, há uma sensação de que os professores não tem que ter todas as respostas sobre como a tecnologia funciona ou vai funcionar. Assim, os professores não tem que ter todas as respostas sobre como esta comunidade de aprendizes vai ficar, para onde eles precisam ir. Mas, há um sentido de uma parceria com os alunos em trabalhar isso juntos para descobrir coisas novas que as pessoas ainda não descobriram antes. Ou descobrir as melhores formas possíveis em co-criar este ambiente de aprendizagem em conjunto, mesmo que essa não seja uma situação em que o professor é o perfeito especialista em facilitar uma lição que os alunos já fazem a muito tempo.
    5. Um quinto ponto é que há normalmente um apoio externo para o professor. Então, os pais são muito bem informados sobre os tipos de coisas que estão acontecendo nas salas de aula e são favoráveis ​​a todas as experiências que estão em curso. As formas como os alunos estão interagindo online uns com os outros, ou como os dados dos alunos estão sendo utilizados. Também há uma sensação geral de apoio da administração da escola. Para usar a tecnologia de forma rica e inovadora, os líderes da escola, líderes distritais, devem dar realmente aos seus professores encorajamento e permissão para experimentar, e uma sensação de que este tipo de experimentação é realmente valorizado e respeitado.
    6. Um sexto ponto particular é que chegar a usar tecnologia de forma realmente eficaz muitas vezes envolve experimentação, envolve frequentemente coisas que não funciona tão bem como o que você teria julgado ser, ou feito de outra forma.
    7. Um sétimo ponto importante é ter a infraestrutura adequada para utilizar a tecnologia. Por exemplo, adquirir laptops um-por-aluno, mas, não ter tomadas na sala de aula para carregar os laptops com energia. Ou, a escola não ter energia.
  8. Um dos desafios que as pessoas devem ter em mente para a integração da tecnologia na educação é que existem muitas considerações a serem feitas para lidar com a utilização de tecnologia na educação, e que é muito fácil perder o controle das coisas mais importantes.
  9. Por exemplo, foi constatado em uma pesquisa que um professor em uma sala de aula de história, encorajava os estudantes fazendo pesquisas on-line, agregando essa investigação em um wiki ou documento do Google, depois transformando essa pesquisa em apresentações. Fazendo algumas perguntas online em forma de avaliação formativa. E, no final, os alunos consideravam a aula terrível. E a razão porque era uma aula terrível é que o professor tinha pensado pesado em como as crianças iriam ter acesso aos computadores, em como era feito o login, e em como eles estavam trocando informações, etc. Mas, perdeu totalmente a trilha do que ele estava tentando ensinar, do porquê aquele conteúdo era importante, de como os alunos seriam motivados a aprender. Ou seja, o professor se preocupou tanto com a parte tecnológica que perdeu a noção da pedagogia.
  10. Nesse sentido, não podemos esquecer que a tecnologia está sempre a serviço de metas de aprendizagem e que nós não estamos integrando tecnologia somente para ter mais tecnologia em nossas salas de aula.
  11. Então, em salas de aula que usam mais efetivamente a tecnologia de educação, os tipos de trabalho que os estudantes fazem, costumam desenvolver uma performance significativa na sua compreensão sobre o conteúdo. Os alunos podem demostrar sua compreensão por vários meios de comunicação, por escrito, pela fala, em vídeo, em meios computacionais. Eles compartilham produtos autênticos de sua aprendizagem e pesquisa com as pessoas da escola, com as pessoas em sua comunidade, com as pessoas ao redor do mundo. A capacidade da tecnologia em quebrar as barreiras do tempo e do espaço, para que o trabalho que você está fazendo nas salas de aula seja mais real, deve ser incrivelmente poderoso e motivador.
  12. Muitas vezes, a tecnologia é utilizada para estender as práticas feitas em sala de aula. Grande parte dos professores dizem, por exemplo, que costumava escrever coisas em um quadro negro, e que agora está colocando-os em slides do PowerPoint. Ou, que costumava dar aos alunos questionários de múltipla escolha, e agora está colocando esses questionários de múltipla escolha online. Não há nada de errado nisso. Mas, também, podemos colocar esses supercomputadores incríveis nas mãos dos alunos e pensar:
  13. Como podemos ser realmente mais ambiciosos em imaginar novas maneiras que os alunos pudessem aprender e demonstrar sua aprendizagem para nós?

Exercício
Pense de forma ambiciosa

  1. Como podemos ser realmente mais ambiciosos em imaginar novas maneiras que os alunos possam aprender e demonstrar sua aprendizagem para nós?
  2. Descubra algum alvo de dificuldade em sua sala de aula.
  3. Faça um resumo de como você pode melhorar a sua de aula com uso de tecnologia.
  4. Como seus alunos podem desenvolver uma performance significativa na compreensão sobre o conteúdo usando tecnologia? Como os alunos podem demostrar sua compreensão usando vários meios de comunicação, por escrito, pela fala, em vídeo, em meios computacionais? Eles compartilham produtos autênticos de sua aprendizagem e pesquisa com as pessoas da escola, com as pessoas em sua comunidade, com as pessoas ao redor do mundo? Como utilizar a capacidade da tecnologia para quebrar as barreiras do tempo e do espaço, para que o trabalho feito na sala de aula seja mais real e incrivelmente poderoso e motivador?