Panorama da Tecnologia Educacional em Sala de Aula
Panorama%20da%20Tecnologia%20Educacional%20em%20Sala%20de%20Aula.pdf
  1. Para analisarmos o panorama da tecnologia educacional em sala de aula, vamos apresentar as conclusões obtidas do artigo

Pressey, Briana. 2013. Comparative Analysis of National Teacher Surveys. New York: The Joan Ganz Cooney Center at Sesame Workshop

  1. Professores precisam de mais provas sobre a viabilidade da tecnologia para a educação
    1. Nas pesquisas, os professores parecem estar inclinados para a ideia de que a tecnologia é uma ferramenta útil em suas salas de aula. Eles estão abertos ao uso de tecnologia, atualmente usam tecnologia, e muitos desejam usar mais tecnologia. Os professores estão especialmente entusiasmados com a tecnologia quando se trata de desenvolvimento profissional, reunindo planos de aula em sala de aula, e colaborando com outros professores.
    2. No entanto, nas cinco perguntas, quando questionado sobre como a tecnologia é benéfica para a aprendizagem dos alunos, houve uma ênfase em processos de aprendizagem e habilidades de nível superior, em vez do desempenho acadêmico. Por exemplo, os professores citam oportunidades de aprendizagem mais personalizado, o aumento da motivação, colaboração e comportamento pró-social, e eficiência do estudante no aumento da produtividade. Apesar de todos esses benefícios relatados provavelmente levar a um aumento no sucesso escolar dos alunos, há ceticismo que a tecnologia pode realmente beneficiar os resultados dos testes: "Para muitos professores, a tecnologia deve adicionar valor demonstrável para justificar a incorporação no processo de aprendizagem".
    3. Enquanto as pesquisas revelaram que os professores consideram a tecnologia útil com o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e colaborativa, é difícil dizer se os professores acreditam que o uso da tecnologia na sala de aula afeta diretamente o desempenho em um assunto acadêmico. Uma pesquisa futura poderia pedir aos professores para fazerem uma conexão direta entre as habilidades que eles acreditam que os alunos desenvolvem usando tecnologia e o assunto acadêmico que eles acreditam que será impactado.
  2. Alinhamento com o currículo base comun e avaliação
    1. Os professores citam limitações de tempo e uma ênfase excessiva em testes e reforma como barreiras significativas para incorporar a tecnologia em sala de aula (ver secção "barreiras à implementação da sala de aula"). No entanto, com exceção do Joan Ganz Cooney o instrumento de pesquisa (Q19), não dá muitos detalhes sobre as maneiras em que a normatização dos fundamentos comuns afetam a incorporação da tecnologia na sala de aula. Além disso, os professores investigados da Fundação Bill & Melinda Gates indicam que eles acreditam que "ferramentas de tecnologia que são criadas para apoiar o ensino eficaz devem […] fornecer meios práticos para incorporar instruções atreladas aos padrões de ensino aceitas, tais como os critérios da base comum … "(p. 3). Portanto, uma pesquisa futura pode explorar o tema dos padrões da base comum em maior profundidade.
    2. Os professores na pesquisa Bill & Melinda Gates Foundation também desejam ferramentas de tecnologia que irão "proporcionar um componente forte de avaliação dos alunos que dê a ambos, alunos e professores, uma melhor visão sobre a aprendizagem dos alunos, em tempo real" (p. 3). Para a pesquisa de Joan Ganz Cooney Center 2012 questiona se e de que forma a tecnologia é valiosa para a avaliação e teste de conhecimento de conteúdo (Q17, Q19). No entanto, em geral, não há muitos detalhes sobre se e como os professores usam a tecnologia para rastrear a aprendizagem de seus alunos. Isso também poderia contribuir para o persistente ceticismo que os professores enfrentam em termos do impacto da tecnologia no desempenho acadêmico. Uma pesquisa futura poderia perguntar mais especificamente aos professores se e como a tecnologia é útil para a avaliação, quais as tecnologias que eles estão usando, e que tipos de evidências estas avaliações necessitariam fornecer para demonstrar que a tecnologia pode afetar positivamente o desempenho acadêmico.
  3. Diversos papéis da tecnologia para diferentes disciplinas escolares
    1. O relatório Pew Research Center destaca não só diferentes níveis de conforto com tecnologia entre os professores, dependendo dos assuntos que eles ensinam, mas, também, diferentes do dispositivos e utilização de conteúdos digitais (veja o capítulo "Uso da Tecnologia pelo Professor Característica"). O Pew Research Center coloca a questão: "Será que alguns indivíduos se prestam mais facilmente para o uso de ferramentas on-line interativos e colaborativos?" (P 38).. De modo mais geral, como é que o assunto ensinado afeta a capacidade dos professores em procurar e efetivamente incorporar as tecnologias mais adequadas para suas salas de aula? Por outro lado, como é que a capacidade de certas ferramentas digitais e o conteúdo correspondente disponível afeta a probabilidade de incorporação bem sucedida na sala de aula?
    2. A última questão pode ser especialmente importante, como líderes distritais podem estar inclinados a comprar tecnologias que serão úteis em uma variedade de níveis de ensino e áreas temáticas. Esta tomada de decisão de nível superior vai permitir dar atenção aos detalhes em termos de quais tecnologias são os melhores para quais áreas.
    3. A fim de melhor informar as decisões de aquisição ou utilização dos líderes distritais, especialistas em tecnologia e professores, uma pesquisa futura poderia aprofundar as opiniões dos professores de diferentes áreas, especialmente em termos de seu uso de mídia específico na sala de aula, a praticidade e o valor de determinados dispositivos, a eficácia do conteúdo digital no que se refere diretamente ao assunto em questão, e as melhores práticas globais para uso de mídia e tecnologia.
  4. Qual é o papel da criança em incorporar a tecnologia?
    1. Essas pesquisas abordam adequadamente as formas pelas quais adultos (líderes distritais e escolares, professores, pais) e questões (limitações de tempo, ambiente escolar, o acesso à tecnologia) afetam a incorporação da tecnologia educacional em sala de aula. Quais os papéis que os alunos assumem? Enquanto muitos professores se sentem confortáveis com a tecnologia, vários deles sentem que os seus alunos estão muito mais conscientes da tecnologia do que eles próprios (Pew, p. 29). Será que estamos negligenciando os papéis dos estudantes como principais integradores / facilitadores da tecnologia na sala de aula?
    2. Uma pesquisa futura poderia questionar os professores qual o papel que as opiniões e reações dos estudantes afetam na decisão dos professores em continuar a usar uma tecnologia. Já houve vezes em que os alunos sugeriram um jogo específico ou site para um professor? Se assim for, foi a implementação deste jogo na sala de aula mais bem sucedido do que aquele que o professor sugeriu?