Eurival

MINHA PÁGINA DE MÍDIAS EDUCACIONAIS - 2014/1

Universidade Federal do Tocantins
Campus Universitário de Palmas - CUP
Curso de Licenciatura em Informática - PARFOR/UFT
Disciplina: Sistemas de Multimídia Aplicados a Educação - Mídias Educacionais
Professor: David Nadle Prata
Acadêmico: Eurival Alves de Souza - 1ª Turma PARFOR - 6º período - 2014/1

EMENTA
Introdução à hipermídia. Noções de design de interfaces digitais. Aplicações de ambientes multimídia na educação. Imagens vetorias e mapas de bits. Técnicas de compressão em imagens. Áudio: esquemas de compressão lossless e lossy. Vídeo: principais padrões de compressão. Aplicativos e linguagens para autoria em multimídia.

OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS
Introduzir o aluno na área de autoria em multimídia, apresentando ferramentas, linguagens e um estudo teórico sobre os diversos tipos de mídias existentes (texto, áudio, vídeo, animações), possibilitando dessa maneira que o mesmo seja capaz de desenvolver seus próprios aplicativos com finalidades educacionais de maneira adequada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – MÓDULO PRESENCIAL

1 - 23/01/2014 Convergência das Mídias
2 - 23/01/2014 Linguagem da mídia impressa: Escrita e Visual
3 - 24/01/2014 Multimídia educacional e softwares de autoria
4 - 24/01/2014 Vivenciando o desenvolvimento de projeto com mídias integradas na educação
5 - 25/01/2014 O uso de blogs, flogs e webquest na educação
6 - 25/01/2014 Planejamento, gestão e avaliação do uso das mídias na educação
7 - 27/01/2014 A imagem na mídia impressa
8 - 27/01/2014 Histórias em quadrinhos e charges
9 - 28/01/2014 Gêneros de Entretenimento
10 - 28/01/2014 Propaganda e Publicidade
11 - 29/01/2014 Módulo Avançado 2 - Serviços de Radiodifusão
12 - 29/01/2014 Gêneros Informativos na TV

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – MÓDULO A DISTÂNCIA OU SEMIPRESENCIAL
DATA CONTEÚDO
02/2014 Aspectos Políticos da Televisão
03/2014 Metodologia de Pesquisa Cientifica
04/2014 Oficina de TV e Vídeo: Produzindo vídeos educativos
05/2014 Multimídia Educacional e Softwares de Autoria
06/2014 Prova

METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS DE ENSINO

1. ATIVIDADES PRESENCIAIS
Aulas expositivas, exercícios, laboratório, provas
2. ATIVIDADES A DISTÂNCIA
Leitura, resumo, exercícios
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

1. MÓDULO PRESENCIAL
Trabalhos, Provas

2. MÓDULO A DISTÂNCIA (Relativa aos 20% mediados por tecnologias ou semipresencial)
Participação nas atividades desenvolvidas em ambiente a distância - Moodle

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
PÁDUA FILHO, W. Multimídia: Conceitos e Aplicações, LTC, 2000.
PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: além da interação homem-computador. Bookman, 2005.
ROESLER, V. Perspectivas em Transmissão Multimídia e TV Digital, Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DICK, C.A.; BULTERMAN, Lloyd Rutledge, SMIL 3.0: Interactive Multimedia for the Web, Mobile Devices and Daisy Talking Books, Springer, 2008.
LAIN, E. G.; RICHARDSON, H.264 and MPEG-4 Video Compression, John Wiley & Sons, LTD, 2003.
VAUGHAN, T. Multimedia: Making it Work, McGraw-Hill College, 2006.

EXERCÍCIOS:

Dia: 23/01/2014
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index6.html#

1 - Defina o que é Mídia. E Multimídia.
R: Conjunto dos meios de comunicação (internet, rádio, televisão, jornais, revistas, etc.) para alcançar as massas com fins de propaganda; o pessoal ou seção que se incumbe desses contatos. Ex.: Usei a mídia para divulgar produtos de minha empresa.
O tipo de mídia foi: televisão, rádio e internet
. E Multimídia: R: Multimídia são todos os programas e sistemas em que a comunicação entre o homem e o computador se dá através de múltiplos meios de representação da informação (som, imagem, animações … ).
Dentre as facilidades introduzidas pelo uso de recursos multimídia, pode-se destacar:
• Acesso não linear as informações
• Consulta e Atualização de informações armazenadas em bases de dados
• Criação de material em tempo real a partir de modelos cliente-servidor ou de instrumentos reais
• Simulação de sistemas físicos com diferentes níveis de realismo

2 - Defina o que é Convergência de Mídias.
R: Convergir várias mídias em uma única máquina. Ex: aparelhos móveis que misturam funções de computador, telefone, câmera digital, com acesso a internet, player de música e vídeos, jogos eletrônicos e outras possibilidades de interação, produção e acesso de conteúdo.

3 - Defina o que é Convergência Tecnológica.
R: É um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infra-estrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. Faz-se para permitir que o utilizador aceda às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única e as suas evidências revelam-se em muitos setores - na economia, na comunicação e na produção, entre outros. O Deutsche Bank Research define convergência como "um processo de mudança qualitativa que liga dois ou mais mercados existentes e anteriormente distintos".
As tecnologias envolvidas no processo de convergência são, de forma geral, tecnologias modernas de telecomunicações tais como rádio, televisão, redes de computadores e de telefonia.

4 - Responda ao seguinte questionário:

Você usa celular diariamente?
a) Sim ( X )
b) Não

Quais os recursos e ferramentas de seu aparelho celular você utiliza?
a) Maquina fotográfica ( X )
b) Sons e tons ( X )
c) Jogos
d) Relógio ( X )
e) Outros. Quais? Telefone, Mensagens (SMS e MMS), internet, Player, fotos e vídeos.

Você utiliza mensagens de texto mais especificamente para qual finalidade?
a) Desejar feliz aniversário
b) Combinar local e horário com amigos para sair
c) Lembretes (estou chegando, vou me atrasar…)
d) Participar de programas de TV
e) Outros. Qual? Namorar; Trabalho …

O que tem mais dificuldade para utilizar no celular?
a) Jogos ( X )
b) Internet
c) Enviar mensagens instantâneas (torpedo)
d) Outro. Qual? O custo é muito alto para se utilizar os serviços

O que acha da utilização do celular na educação?
a) Acha interessante, mas nunca ouviu falar
b) É uma inovação e acredita que possa contribuir, mas, mais futuramente ( X )
c) Seria muito bom poder experimentar
d) Não acredita que possa trazer benefícios para a educação
e) Acredita que nessa modalidade, o celular não pode ser útil

Pense um pouco sobre seu cotidiano:

Você utiliza telefone celular para conversar com sua família e amigos? Sim.

O que mais você faz com seu celular? Ligar e receber chamadas e mensagens de textos.

E os jovens, seus filhos, sobrinhos, alunos, o que fazem com seus celulares, além de conversar via voz?Ligar e receber chamadas e mensagens de textos, internet, jogos, pesquisa.

Quais as implicações deste dispositivo quando o situamos no contexto da educação? As vezes, o barulho atrapalham as aulas, quando o professor está explicando os conteúdos em sala de aula.

Ficar uma semana sem o uso do aparelho celular traria algum impacto em seu dia-a-dia? Sim. Porque eu preciso do mesmo para me comunicar com a minha Noiva, colegas de trabalho e familiares.

Refletindo:

Ao usar referências de outros autores encontradas na Internet na elaboração de materiais para distribuir entre seus alunos como de apoio às suas aulas você se preocupa com a questão dos direitos autorais? Sim.

Você analisa com seus alunos o respeito aos direitos autorais? Sim.

Você acha que o direito de propriedade tolhe a criatividade? Sim.

Você acha que o direito à informação e à educação deveria se sobrepor ao direito de propriedade? Sim.

Diante das potencialidades das mídias e das facilidades para se produzir textos, vídeos, narrativas, imagens etc. Você estimula no aluno a autoria a partir das tecnologias digitais? Sim.

Essas facilidades auxiliam o aluno a empreender a autoria ou apesar delas, o aluno ainda prefere a postura passiva da educação bancária? Sim.

Exercício do Dia 24/01/2014

Você já criou ou postou comentários em Blogs ou fotoblogs? R: Sim. Criei o blog da Escola onde trabalho.

Você já tomou parte no jornalismo participativo enviando alguma notícia de sua própria autoria a um provedor de conteúdo e acesso à Internet? R: Não.

Você já colocou algum vídeo no You Tube? R: Não.

Costuma ler notícias, ouvir programas de rádio ou assistir a vídeos feitos por receptores como você? R: Sim.

Como você percebeu seu papel em cada uma dessas situações? R: Eu já criei: Contas de e-mail, blog pessoal e para a escola onde trabalho; Criei conta no Facebook pessoal. Assisto vídeos de mensagens de otimismo, não gosto de assistir vídeos que mostre coisas horríveis contra as pessoas.

• Acesse o Portal do Professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

• Clique no link Interação e Comunicação.

• Localize o item Blog.

• Navegue pelos exemplos apresentados ou busque novas referências.

• Analise uma experiência, identifique o aspecto que mais lhe chamou a atenção. Dos vários blogs acessados através do Portal, utilizados a serviço da educação gostei de alguns, especialmente os voltados a minha área de atuação. Tenho um blog também, ainda em formação e carente de implementos. Postei algumas de minhas atividades desenvolvidas no curso de Mídias na Educação Inclusiva e está a disposição para ser visualizado por todos, no seguinte endereço: http://professoreurival.blogspot.com.br/. Ainda está em fase de construção, mas não está atualizado. O que mais me chamou a atenção foi a facilidade em acessar os blogs e a praticidade em se comunicar com os receptores. Ainda pretendo chegar ao nível de comunicação destes blogs. Mas com muito estudo e força de vontade conseguirei.

Falamos até agora da aprendizagem com mobilidade e do potencial de uso dos dispositivos móveis para gerar processos educacionais mais direcionados à autoria, à produção, à interação e ao compartilhamento do conhecimento em rede.

Muitos de nossos alunos já se comunicam diretamente por meio de serviços de mensagens via celular. Alguns, também, já experimentaram ferramentas de mensagens instantâneas (MSN, por exemplo). Sabemos que são ativos participantes desse processo de comunicação em rede.

Há professores experimentando as ferramentas de comunicação instantânea para que grupos de alunos interajam a partir de temas de estudo propostos.

Você considera possível levar esse modelo à realidade de sua prática pedagógica? Tem interesse em compartilhar sua experiência sobre o assunto ou conhecer as experiências de colegas que navegam por esses mares?

Um exemplo de uso de dispositivos móveis na educação é o projeto OLPC (One Laptop Per Children), que prevê o uso de um computador portátil por criança para provocar mudanças no processo de ensino e aprendizagem.

Para Nicholas Negroponte, com as crianças usando computadores ao mesmo tempo, será inconcebível que a educação seja igual à educação do passado. Existirão novas formas de aprendizagem, e cabe a nós, professores, reinventar o futuro.

Com o desafio de propiciar a inclusão social por meio da inclusão digital, o Brasil, no esteio do projeto OLPC, está caminhando no desenvolvimento de pesquisas com vistas ao uso de dispositivos móveis na educação, por meio do Projeto UCA – Um Computador por Aluno nas escolas públicas.

O uso de tecnologias móveis nas mãos de alunos, professores e gestores, para uso na sala de aula, em diferentes espaços da escola e fora de seus muros, abre um novo cenário e instiga a comunidade acadêmica a analisar as possibilidades e as implicações pedagógicas desse uso e, consequentemente, as novas demandas de formação de educadores e da comunidade escolar.

Na perspectiva da mobilidade, os estudantes podem fazer uso dos computadores conectados à Internet, não apenas em laboratórios de informática com acesso uma ou duas vezes por semana, mas também nas salas de aula, em museus, parques, em estudos de meio e em casa. O computador estará à mão para uso no momento que se mostrar adequado, e não apenas em um dia e horário previamente agendado para uso do computador no laboratório de informática.

Que contribuições a mobilidade dos computadores portáteis poderá trazer à aprendizagem dos alunos? Maior facilidade e agilidade nas pesquisas e tarefas escolares bem como maior interação e comunicação entre os alunos e o professor.

O que seria para você uma escola virtualizada? Aquela que se volta às possibilidades de formar redes e gerar colaboração a partir das potencialidades da convergência tecnológica? Uma escola virtualizada é aquela que trabalha as mídias de forma interligada no processo ensino aprendizagem, norteadas por politicas educacionais de projetos que disponibilize tecnologias moveis suficientes para dinamizar as potencialidades das convergências das diversas mídias presente no seu meio.

Considere a mobilidade e a ubiquidade e analise como seria um uso ético da virtualização da escola. A convergência das mídias e dos dispositivos móveis contribuirá para o crescimento da aprendizagem. O uso de tecnologias móveis nas mãos de alunos e professores para uso na sala de aula, e gestor em diferentes espaços da escola e fora dela, abre um novo cenário e instiga nós acadêmicos, a analisar as possibilidades e as implicações pedagógicas desse uso e, consequentemente, as novas demandas de formação de educadores e da comunidade escolar.

25/01/2014

A atividade deve ser feita individualmente. Conte-nos qual sua experiência no uso de diferentes materiais e equipamentos para imprimir cartazes, materiais didáticos entre outros pertencentes à sua comunidade escolar, e utilizados pelos professores, funcionários e alunos. Usamos os computadores e impressora com papel comum A4 ou papel cartão colorido… para imprimir as atividades para os alunos e para fazer cartazes para os murais da escola.

Elabore um pequeno texto (uma página) utilizando um processador de textos de sua preferência.

O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade: nome do cursista-ativ4.

Por exemplo, nome do cursista: Paulo Andrade de Oliveira. O nome do arquivo nesta atividade deverá ser: pao-ativ4.rtf.

1. Responda as perguntas:

1. Ao examinar um cartaz ou uma página na Internet, para onde seus olhos se dirigem em primeiro lugar?

2. Qual é o caminho que eles fazem?

3. Onde termina a leitura?

4. Após a leitura para onde os seus olhos vão?

2. Observe as imagens abaixo e responda as perguntas:

1. Qual das duas imagens (Estado de São Paulo e How to make….) recorre melhor ao princípio do alinhamento para organizar a informação? Por que?

2. Quais são as suas sugestões para melhor organizar o layout da imagem do site How to make….?

3. Considerando que o princípio da repetição dá unidade à informação ao mesmo tempo em que traz maior interesse visual, leia uma revista ou observando no seu layout o princípio da repetição.

Como fazer:

Você deverá responder as perguntas e publicá-las.

Faça a releitura dos conceitos sobre proximidade, alinhamento e repetição da etapa 2 para subsidiar seu trabalho.

4. Faça as seguintes pesquisas na rede Internet:

Nome dos principais programas que estão sendo utilizados pelos designers.

Quais as principais ferramentas que auxiliam a criação e o planejamento gráfico de um cartaz, por exemplo?

5. Análise:

O que dizem os especialistas? Quais as limitações e as potencialidades das novas ferramentas?

Quais as críticas? Quais as propostas inovadoras?

Quais as oportunidades de uso em educação?

Pode promover a modernização ou mudança no uso de recursos para a educação?

27/01/2014

Quais são os elementos básicos da multimídia?

Qual a diferença entre texto e hipertexto? Quando utilizar um ou outro para fins educacionais?

Qual a diferença entre formatos de imagens bitmap e vetorial?

Quando usar uma ou outra?

Quais os tipos de formato de arquivos digitais de som que você conhece?

Fale sobre a diferença entre entre eles. E quando utilizar um ou outro?

Quais os tipos de formatos de vídeos digitais que você conhece?

Quando utilizar um ou outro formato de vídeo. Comente.

Crie um blog e coloque o link em sua página: http://professoreurival.blogspot.com.br/. Este blog foi criado para a conclusão do Curso online de Mídias Inclusivas, da UFRGS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com carga horária de 180 h/a.

Identifique na comunidade Facebook elementos que poderiam ser aproveitados por uma comunidade de aprendizagem. Descreva como esses elementos seriam aplicados. Criar Grupo: Para compartilhar atividades escolares e Eventos: Você pode colocar os eventos para compartilhar com as pessoas; Fotos: Postar fotos dos eventos realizados. Fazer as interações online com os participantes do grupo através do chat.

Faça uma pesquisa na Internet de ferramentas de colaboração e descreva como cada uma dessas ferramentas pode ser utilizada para aprendizagem.
Dropbox: Compartilhamento de Arquivos OnlineDropbox - Ah sim, essa belezoca aqui é uma das ferramentas mais úteis que existe. O que ela faz é simplesmente criar uma pasta no seu computador onde você quiser. Esta pasta você pode usar como qualquer outra pasta e copiar e colar arquivos. A única diferença é que essa pasta está na verdade nas “nuvens”, o que significa além de seus arquivos estarem protegidos caso ocorra um 11 de setembro em sua casa, você pode também instalar o cliente do Dropbox em outros computadores (tanto seus como de seus funcionários) para compartilhar os arquivos e o que mais quiser.
Fora isso, há inúmeras outras utilidades para o Dropbox como a criação de links públicos para distribuir seus arquivos bem como tantas outras. Se quiser dar uma olhada em outras dicas utéis para o Dropbox, recomendo dar uma olhada nesse artigo aqui: Use Dropbox for More Than Just File Syncing. Há mil e uma utilidades como sincronizar suas senhas com o KeePass (prefiro o LastPass), acessar aplicações portáteis de qualquer computador, controlar seu computador remotamente entre outras.
Evernote: Notas, Idéias, Citações, Tudo em um lugar só Evernote - Outra excelente ferramenta de colaboração online gratuita aqui é meu ‘sketchbook’ digital. Aqui anoto de tudo, desde receita de bolo até notas de cotas pagas. Também serve para organizar pensamentos, tarefas e o que mais você quiser. As suas notas também serão armazenadas na nuvem o que significa que você pode acessar de qualquer outro computador (diretamente pela interface web ou através da versão Desktop) para ter acesso imediate a todas suas notas.
Citações, imagens, artigos interessantes, tudo vai aqui (não de bola para este trecho: Katipsoi Zunontee). Ai depois organizo tudo com tags e pastas para que no futuro tenha uma biblioteca pessoal de fácil acesso e pesquisa.
Além disso, a vantagem de usar o Evernote é que você pode compartilhar suas informações com quem você quiser e até criar notebooks em conjuntos com seus colegas de trabalho. Muito útil para criar uma biblioteca virtual de fácil acesso on-line para todos! Dê uma olhada neste post aqui (em inglês) para mais informações. Não esquecendo também que poderá tornar seus notebooks públicos que são inclusives indexados no Google.

Sugarsync: Sincronize pastas entre diversos computadoresSugarsync - Para sincronizar e compartilhar seus arquivos pela rede facilmente, o Sugarsync é essencial. Basta instalar o programa nos computadores que você deseja sincronizar, escolher as pastas e voialá, tudo sincronizado. Utilizo bastante esta pois trabalho com dois computadores para meus empreendimentos na internet e para isso preciso que as pastas estejam sincronizadas para não ficar pulando de um computador para outro. Outra grande vantagem é que por você sincronizar seus arquivos pela nuvem, você acaba criando um ponto adicional de backup nas nuvens para seus arquivos.
Google Docs: Crie documentos online instantaneamenteGoogle Docs - O Google Docs é disparado uma das melhores ferramentas para colaboração online e fica cada vez melhor. Lá você pode criar e compartilhar arquivos de texto, planilhas, apresentações, formulários, desenhos, etc. Além disso, o Google disponibiliza diversas opções para compartilhamento como o compartilhamento do arquivo somente para as pessoas que tiverem o link para acesso direto ao documento.
Uso bastante no dia a dia tanto para organizar agumass tarefas de alguns funcionários como visto em Terceirização: Vantagens E Desvantagens bem como para organizar atividades pessoais que desejo ter acesso a qualquer instante e de qualquer lugar somente com a senha de acesso a meu e-mail (algo essencial para qualquer empreendedor digital que gosta da mobilidade que ter seus empreendimentos na rede lhe proporciona.

Basecamp: Projetos e tarefas colaborativasBasecamp - Apesar de esta não ser exatamente uma ferramenta totalmente gratuita, ela possui sim uma versão gratuita e por ser uma das melhores ferramentas online para organizar projetos e tarefas, resolvi incluir aqui. Possui diversos projetos e tarefas e precisa gerenciar e compartilhar tudo isso on-line? Basecamp é a sua resposta. Há diversos pacotes para diferentes necessidades.
Se você quiser uma conta GRATUITA do Basecamp (com limite de 1 projeto, 10Mb de armazenamento e 2 Writeboards), vá até a página de Sign-Up e lá de uma olhada abaixo dos 3 planos principais que eles oferecem. Você verá em letras miúdas 2 planos adicionais sendo um deles gratuito. Não dá para fazer muita coisa com este plano gratuito, mas para testes está mais do que bom.
Outra ferramenta que não mexi muito ainda mas com certeza quero dar uma olhada pois já ouvi falar muito bem, é a solução para ferramentas de colaboração online chamada Zoho. Se alguém já usou e quiser comentar, agradeço :)
Ferramentas De Colaboração E Compartilhamento Online Adicionais.
Outras ferramentas de colaboração e compartilhamento online interessantes para se dar uma olhada:
MediaWiki: que tal ter sua Wikipedia pessoal? Pois é. Esse é o mesmo software que a Wikipedia usa. Software poderosíssimo mas com certeza não é para novatos. Pelo que li dá um bom trabalho para setar e configurar.
MindMeister: mindmap online colaborativo. Bom para traçar planos e ideias colaborativamente com sua equipe.
Bubbl.us: outra ferramenta de mindmap online excelente. Vale a pena dar uma olhada.

Aqui mais uma lista das 10 melhores ferramentas de colaboração online de acordo com o site Lifehacker (excelente site diga-se de passagem!).

Monte uma comunidade de aprendizagem (Fórum no googlegroups) para discutir um tema de interesse com outros 4 colegas. *https://groups.google.com/forum/#!forum/parfor-2014-eurival**
Defina:

- qual o objetivo da comunidade e público-alvo e que forma será realizada a inscrição?

- pelo menos duas ferramentas de colaboração que serão utilizadas.

- como serão as atividades - síncronas ou assíncronas ou ambas?

- quem será o mediador?

- quais as funções do mediador?

- qual o código de conduta da comunidade?

- quais os parâmetros que definirão o sucesso comunidade.

Planejar uma apresentação sobre a história da aviação. Fazer em dupla.

GUIA DE PLANEJAMENTO

PÚBLICO-ALVO
- Defina o público-alvo para sua apresentação - considere seus colegas de classe - faça uma pesquisa com 30% do grupo.
Defina:
- Sexo - % masculino / % feminino
- Idade
- Hábito de leitura: revistas (quais); livros (técnicos, história, romance, …);jornais (quais);
- Programas de TV que assiste normalmente: tele-jornal; novela; futebol; documentário;…
- Uso de computador: Avançado / Básico / Sem experiência
- Música preferida: tecno; sertanejo; rock; hip-hop; rock; clássica; …

Com base no resultado de sua pesquisa, defina
- qual seria uma tela de fundo que agradaria ao público-alvo - Qual cor? Qual traço?
- qual seria uma música de abertura?
- como deveria ser a utilização de textos nas telas? Muito ou pouco?
- como deveria ser a utilização de figuras e vídeos
- qual a voz de um eventual narrador? Voz masculina ou feminina?

OBJETIVO
- Esta apresentação tem como objetivo mostrar os principais fatos da história da aviação desde Leonardo da Vinci até os dias de hoje.
ESTRUTURAÇÃO DO TEMA
- Pesquise (google, wikipedia, …) os principais fatos relacionados à história da aviação e
estruture em 5 grupos relacionados de forma cronológica. Por exemplo: Grupo A= 1400
a 1900 / Grupo B = 1900 a 1920 / Grupo C = …Grupo D= … Grupo E = … aos Dias de Hoje

Algumas palavras-chave:
- Leonardo da Vinci
- Bernoulli
- Irmãos Wright
- Santos Dumont
- 14bis
- Charles Lindbergh
- Spirit-of-Saint-Louis
- Spitfire
- Chuck Yeager
- Caravelle
- Boeing
- Dick Rutane
- Voyager

Capture textos, imagens e pelo menos 1 vídeo. Para cada um dos grupos definidos,
selecione também uma música que represente a época. Faça um "storyboarding"de sua
apresentação.
AMBIENTE TÉCNICO
Para ser executado em Openoffice Impress.
Defina o padrão de máquina na qual sua apresentação irá rodar.
PADRÕES
-Faça uma pesquisa de cores: quais botões e cores de texto combinam com que fundo?
Por exemplo: fundo azul escuro combina com texto…
- Defina um padrão de font (arial, verdana, times new roman, …), tamanho e cores para
os textos de acordo com a utilização deles:
- título principal;
- título secundário;
- texto na tela;
- instrução na tela para o usuário.

Defina um padrão para as figuras a serem mostradas: terá moldura ao redor da figura?
Qual a cor da moldura? Terá sombra? Qual a cor da sombra?