Vagner

Os dois elementos mais comuns no Universo são o hidrogênio e a estupidez. Mas não nessa ordem. (autor anônimo)

A palavra mídia deriva da palavra meio, do latim médius, significando aquilo que está no meio ou entre dois pontos. A partir dessa definição, pode-se inferir que uma mídia educacional é um meio através do qual se transmite ou constrói conhecimentos.

EXERCÍCIO 1

Defina o que é Mídia. E Multimídia.
Mídia é todo meio que usamos para transmitir informação e multimídia e junção de transmissão de informação em uma unica tecnologia
Defina o que é Convergência de Mídias.
Varios canais de informação em um único em um dispositivos.
Defina o que é Convergência Tecnológica
Uma única infraestrutura tecnológica para fornecer acesso a informações, aplicações e serviços, os quais requeriam originalmente equipamentos, canais de comunicação, protocolo e padrões independentes.

Responda ao seuinte questionário:
Você usa celular diariamente?
a) Sim ( X)
b) Não

Quais os recursos e ferramentas de seu aparelho celular você utiliza?
a) Maquina fotográfica (X)
b) Sons e tons (X)
c) Jogos (X)
d) Relógio (X)
e) Outros. Quais?_wi-fi, Bluetooth, rádio, internet, calculadora, gravador de voz, gps .

Você utiliza mensagens de texto mais especificamente para qual finalidade?
a) Desejar feliz aniversário
b) Combinar local e horário com amigos para sair
c) Lembretes (estou chegando, vou me atrasar…) (X)
d) Participar de programas de TV
e) Outros. Qual? Marcar encontros

O que tem mais dificuldade para utilizar no celular?
a) Jogos (X)
b) Internet
c) Enviar mensagens instantâneas (torpedo)
d) Outro. Qual?

O que acha da utilização do celular na educação?
a) Acha interessante, mas nunca ouviu falar
b) É uma inovação e acredita que possa contribuir, mas mais futuramente (X)
c) Seria muito bom poder experimentar
d) Não acredita que possa trazer benefícios para a educação
e) Acredita que nessa modalidade, o celular não pode ser útil

Refletindo:

Ao usar referências de outros autores encontradas na Internet na elaboração de materiais para distribuir entre seus alunos como de apoio às suas aulas você se preocupa com a questão dos direitos autorais? Sim.

Você analisa com seus alunos o respeito aos direitos autorais? Às vezes

Você acha que o direito de propriedade tolhe a criatividade? Sim.

Você acha que o direito à informação e à educação deveria se sobrepor ao direito de propriedade? sim

Diante das potencialidades das mídias e das facilidades para se produzir textos, vídeos, narrativas, imagens etc. Você estimula no aluno a autoria a partir das tecnologias digitais?
Raramente
Essas facilidades auxiliam o aluno a empreender a autoria ou apesar delas, o aluno ainda prefere a postura passiva da educação bancária? Auxiliam o aluno a empreender a autoria e influencia na sua formação educacional.

Dia 24/01/2014

EXERCÍCIO 2

Você já criou ou postou comentários em Blogs ou fotoblogs?
Sim

Você já tomou parte no jornalismo participativo enviando alguma notícia de sua própria autoria a um provedor de conteúdo e acesso à Internet?
Não

Você já colocou algum vídeo no You Tube?
Sim apenas 1

Costuma ler notícias, ouvir programas de rádio ou assistir a vídeos feitos por receptores como você?
Não

Como você percebeu seu papel em cada uma dessas situações?

Como situações em que mesmo distante, ou sozinho podemos gerir uma informação.

• Acesse o Portal do Professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

• Clique no link Interação e Comunicação.

• Localize o item Blog.

• Navegue pelos exemplos apresentados ou busque novas referências.

• Analise uma experiência, identifique o aspecto que mais lhe chamou a atenção.

Falamos até agora da aprendizagem com mobilidade e do potencial de uso dos dispositivos móveis para gerar processos educacionais mais direcionados à autoria, à producão, à interação e ao compartilhamento do conhecimento em rede.

Muitos de nossos alunos já se comunicam diretamente por meio de serviços de mensagens via celular. Alguns, também, já experimentaram ferramentas de mensagens instantâneas (MSN, por exemplo). Sabemos que são ativos participantes desse processo de comunicação em rede.

Há professores experimentando as ferramentas de comunicação instantânea para que grupos de alunos interajam a partir de temas de estudo propostos.

Você considera possível levar esse modelo à realidade de sua prática pedagógica? Tem interesse em compartilhar sua experiência sobre o assunto ou conhecer as experiências de colegas que navegam por esses mares?

Um exemplo de uso de dispositivos móveis na educação é o projeto OLPC (One Laptop Per Children), que prevê o uso de um computador portátil por criança para provocar mudanças no processo de ensino e aprendizagem.

Para Nicholas Negroponte, com as crianças usando computadores ao mesmo tempo, será inconcebível que a educação seja igual à educação do passado. Existirão novas formas de aprendizagem, e cabe a nós, professores, reinventar o futuro.

Com o desafio de propiciar a inclusão social por meio da inclusão digital, o Brasil, no esteio do projeto OLPC, está caminhando no desenvolvimento de pesquisas com vistas ao uso de dispositivos móveis na educação, por meio do Projeto UCA – Um Computador por Aluno nas escolas públicas.

O uso de tecnologias móveis nas mãos de alunos, professores e gestores, para uso na sala de aula, em diferentes espaços da escola e fora de seus muros, abre um novo cenário e instiga a comunidade acadêmica a analisar as possibilidades e as implicações pedagógicas desse uso e, consequentemente, as novas demandas de formação de educadores e da comunidade escolar.

Na perspectiva da mobilidade, os estudantes podem fazer uso dos computadores conectados à Internet, não apenas em laboratórios de informática com acesso uma ou duas vezes por semana, mas também nas salas de aula, em museus, parques, em estudos de meio e em casa. O computador estará à mão para uso no momento que se mostrar adequado, e não apenas em um dia e horário previamente agendado para uso do computador no laboratório de informática.

Que contribuições a mobilidade dos computadores portáteis poderá trazer à aprendizagem dos alunos?

No momento não seria possível por se tratar de zona rural e precisar ainda chegar muitas dessas tecnologias.Sim

O que seria para você uma escola virtualizada? Aquela que se volta às possibilidades de formar redes e gerar colaboração a partir das potencialidades da convergência tecnológica?

Considere a mobilidade e a ubiquidade e analise como seria um uso ético da virtualização da escola.